II Coríntios 4.17,18
SE O SOFRIMENTO FOR GRANDE,
MAIOR SERÁ O GALARDÃO
Introdução
1. Num estudo bíblico onde foram comparadas as experiência do ladrão que foi salvo após a morte na cruz sem nada ter realizado para Jesus e com Paulo que também foi salvo depois de muito ter trabalhado para Jesus, um participante disse que não entendia Deus ao dar salvação igual para aos dois. No entendimento dele, o ladrão não poderia ter tido a mesma salvação de Paulo apóstolo.
2. O professor do estudo bíblico então esclareceu que a salvação de uma pessoa realmente é apenas pela fé, mediante o arrependimento de pecados. Basta se arrepender e crer em Jesus para ter a salvação. O que seria diferente após a salvação seriam os galardões ou recompensas na eternidade. Esclareceu que se o salvo trabalhasse muito, grande teria o seu galardão na eternidade. Citou então os textos de I Coríntios 3.8,14.
3. Acontece que não apenas o serviço prestado a Deus influi no tamanho da recompensa ou galardão na eternidade: também os sofrimentos. Quando mais um crente sofre neste mundo, maior será o seu galardão.
Desenvolvimento
1. É preciso, todavia, deixar bem esclarecidos alguns fatos para que as pessoas possam entender o ensino apostólico que faz esta afirmação sobre aflições e galardão.
1.1. As pessoas precisam acreditar que a vida não se limita a este tempo e a este mundo, mas avança para a eternidade. Para se entender esse ensino é preciso viver à luz da eternidade. Por isso o texto acrescenta o verso 18.
1.2. As tribulações, sofrimentos, aflições que passamos neste tempo não estão sendo minimizadas ou diminuídas, quando são identificadas como leves e momentâneas. Só quem está vivendo o sofrimento, a tribulação, a aflição sabe a grande angústia que sente no espírito, o aperto no coração, as dores no corpo. Só quem fica sofrendo dia após dia, semana após semana, mês após mês sabe como é difícil dormir e acordar esperando a solução do problema.
1.3. O que o ensino bíblico está fazendo é comparar o sofrimento de hoje com o galardão na eternidade. Quando o crente estiver na eternidade e comparar o que estará vivendo, então o crente vai ver que a tribulação foi momentânea e leve.
2. Por isso, é de suma importância que nesta noite você saia daqui com inesquecível conhecimento a respeito da eternidade, com base em textos do Apocalipse.
2.1. Apocalipse 7.9-17.
2.2. Apocalipse 21.1-7
2.3. Apocalipse 22.1-5
Conclusão
Se você tirar a eternidade do crente, logo vai ver que não tem sentido e nem lógica que muitas pessoas que acreditaram em Jesus terem trabalhado tanto para Jesus e morreram desprezadas, humilhadas, envergonhadas; pessoas que simplesmente por estarem pregando e ensinando sobre Jesus passaram a sofrer perseguições, colocadas em prisões e mortas brutalmente; pessoas que lamentavam não conseguir fazer a vontade de Deus de maneira plena e perfeita, como o mesmo Paulo que dizia: “Segundo o homem interior tenho prazer na lei de Deus, mas vejo meu corpo outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado, que está em meu corpo. Miserável homem que sou. Quem me livrará do corpo desta morte”.
É como ele mesmo afirmou aos Coríntios: “Se esperamos em Cristo apenas neste mundo somos os mais miseráveis de todos os homens”.
Termino com uma frase que vocês devem guardar na memoraria do coração para o resto de seus dias: “Se o sofrimento neste mundo for grande, maior será o galardão na eternidade”.
(ÚLTIMO SERMÃO DO PASTOR EDSON PREGADO NO TEMPLO DA IGREJA BATISTA DE AFONSO CLÁUDIO, NO DOMINGO DIA 04.12.2011, À NOITE).
POR MOTIVO DE APOSENTADORIA, A FAMÍLIA ESTARÁ SE MUDANDO PARA VITÓRIA, APÓS AS FÉRIAS DE JANEIRO.