"PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS"
(Mateus 5.16)

domingo

João 4.20,21

A EQUIVOCADA 
ESPIRITUALIZAÇÃO 
DOS MONTES

Pr Edson Raposo Belchior


Introdução

1. Estudar geografia bíblica é importante para sabermos que a Palestina, região onde nasceram e se desenvolveram o Judaísmo e o Cristianismo, era e é uma região caracteristicamente montanhosa. A região está situada no alto de uma cadeia montanhosa.

2. Por isso é que os grandes momentos da fé israelita e cristã foram vividos no alto de um monte.
2.1.  Apenas como exemplos: Abraão oferece seu filho no monte Moriá. Moisés recebe as leis no monte Sinai e ganha a vitória no monte Ebal. Elias desafia os profetas de Baal no Monte Carmelo...
2.2.   Diante de tantos montes, Davi indagando diz: “Elevo os meus olhos para os montes... De onde me virá o socorro?” Em outras palavras: “Para que monte irei, a fim de orar, pedindo socorro?”
2.3.  Por esta causa, o Templo de Jerusalém foi construído no Monte Sião e o Templo de Samaria foi construído no monte Gerezim.
2.4.  Por esta causa o próprio Jesus quando queria estar em oração também era achado em montes: Lucas 4. 12.
2.5.  Por esta causa a mulher Samaritana queria de Jesus uma palavra sobre esse assunto da espiritualização dos montes e uma resposta sobre qual dos montes era o mais espiritual.
2.6.  Por esta causa alguns crentes em Cristo, do passado e do presente, alimentam a idéia e até chegam pregar que as orações para serem atendidas por Deus precisam ser feitas em montes e de que somente nos montes as pessoas vivem experiências verdadeiramente espirituais. Imaginem os crentes que moram lugares onde não há montes... coitados. Não poderiam ser verdadeiramente espirituais!

3. Considerando o meu lado místico, até eu mesmo pensaria assim se não fosse o ensino de Jesus Cristo. Aliás, se somos crentes em Jesus Cristo, toda a nossa prática religiosa e todo o nosso modo de viver devem ser baseados nos ensinos de Jesus Cristo. É Jesus Cristo, sua obra, seus ensinos, sua morte e ressurreição, sua ascensão, sua mediação e sua volta que embasam uma fé verdadeiramente cristã!

Desenvolvimento
1. Não apenas para responder à mulher samaritana, mas também para esclarecer todos os que nele viessem a crer ao longo dos tempos, Jesus Cristo deixou muito claro: “Mulher, crede-me que a hora vem, que neste monte e nem em Jerusalém adorareis o Pai.”

2. Um bom estudioso do Novo Testamento vai descobrir que Deus atendeu a orações de crentes em todos os lugares onde eles O buscaram e por Ele clamaram:
» Atos 3.1- templo
» Atos 10.9 – terraço da casa
     » Atos 16.13       - beira de um rio
» Atos 20.36,38b - praia

3. Por isso, o ensino para os crentes em Jesus Cristo que desejam muito estar em oração é de que o façam em todo o lugar: “Quero que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda” (I Timóteo 2.8).

4. Mais ainda: No texto de Mateus 10.1, quando Jesus dá aos discípulos poder autoridade para expulsar demônios, não está ensinado que os demônios são expulsos quando subimos a um monte e de lá damos ordem para que eles saiam da cidade. Não existe registro na vida de Jesus de que Ele agiu assim para expulsar demônios. Não há afirmação bíblica de que os apóstolos tinham essa prática. Se quisermos realmente seguir a Bíblia e agir como está escrito, então não devemos colocar na Bíblia o que na Bíblia não está.

Conclusão

1. Se alguém sobe aos montes para orar, o  mais importante não é o estar no monte, mas o estar em oração. Se quiserem marcar um encontro de oração em qualquer monte desta cidade, eu posso até mesmo subir com o grupo, mas vou ficar duvidoso sobre o real desejo de orar se esse grupo não gasta horas de oração aqui no templo ou nas casas ou em qualquer outro lugar.

2. Vou terminar repetindo o restante do ensino de Jesus: "A hora vem e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito e importa que os que O adoram, adorem-no em espírito em em verdade" (João 4.23,24).

segunda-feira

PAPAI, VOCÊ É UM SUCESSO
Pr Edson Raposo Belchior
Introdução
1. A respeito do sucesso, alguém escreveu o seguinte texto: “Acreditar que você pode atingir seus objetivos, aproveitando recursos, correndo riscos, sendo bem-sucedido, é uma atitude que deve ser renovada todos os dias. Você pode  e deve criar seu próprio sucesso! Acima de tudo, o sucesso é ser feliz” (Luiz Marins. Fonte: http://sucesso.powerminas.com/motivacao-e-sucesso-para-voce/)
2. É uma experiência que tem sido experimentada pelas pessoas em várias áreas onde atuam, como por exemplo, na agricultura, no emprego, na repartição pública, na oficina, no escritório, na direção de um veículo, num esporte.
3. Minha pergunta, todavia, é a seguinte: “De que adianta alcançar sucesso em todas as áreas ou em algumas delas e não alcançar sucesso como pai. De que adiante ser um profissional de sucesso e ser um pai fracassado?”

Desenvolvimento
1.      Por isso, vamos afirmar juntos agora: “Eu sou um sucesso como pai”
1.1.      Sou um sucesso por causa do que ouço dos meus filhos:
·                     “Pai, obrigado por estar presente em todos momentos da minha vida. Amo você!
·                     “Muitas vezes existem pessoas bem pertinho de nós que amamos de montão, mas nunca lhe falamos o quanto amamos. Você é uma dessas pessoas. Te amo pai!
·                     “Um pai tem a sabedoria de um mestre e a sinceridade de um amigo. Feliz Dia dos Pais!”
·                     “Pai, você sempre será meu super-herói preferido! Te amo
·                     “Pai, não deveria esperar um dia para te dizer o óbvio: Eu te amo! Feliz Dia dos Pais
·                     “Pai, este presente não é nada perto do amo que sinto por você.
·                      “Pai! Obrigado por compartilhar comigo os melhores momentos da minha vida. Você é o melhor Pai do mundo! Amo você Papai! E te amarei sempre “
·   “Papai, você é o melhor pai do mundo. Te acho super legal, pois qualquer coisa que aconteça você sempre estará ao nosso lado. Obrigado por se preocupar com todos nós. Te amo!”
·  “Papai, eu sei que sempre posso contar com você, com seu amor, sua sabedoria. Eu te amo. Feliz Dia dos Pais.”
·  “Papai, nós te prometemos às vezes aquilo que não cumprimos, mas o amor que temos por você será sempre presente e sincero.”
·  Papai, louvo a Deus todos os dias por ser sua filha. Por que tu és para mim um exemplo! Que coisa maravilhosa é poder contar com você e estar ao seu lado nos dias tristes e também nos mais felizes de minha vida.
·  Pai! Quanto mais eu penso, mais eu quero te agradecer por tudo o que tens feito por mim. Obrigado!
·  Pai, mesmo que as vezes te peça dinheiro como se fosse banco, mesmo que peça o carro emprestado, mesmo que tenha que me buscar, mesmo sendo eu o culpado pelos seus cabelos brancos…Quero te dizer, que você é um grande Pai, que te admiro e que eu te amo muito! Obrigado!
1.2. Sou um sucesso por causa de atitudes que tenho como pai. Tenho atitudes como as sugeridas por alguém escreveu um livro dando 8 sugestões para que os pais tenham sucesso junto aos filhos. Vou destacar algumas delas:
1.2.1. Trato meus filhos com igualdade seja na demonstração de amor, seja no uso da disciplina. Por que os filhos são naturalmente diferentes, eles vão esperar atitudes diferentes, mas eu sou  justo agindo da mesma maneira.
1.2.2. Ajudo meus filhos em suas necessidades. É claro que as pessoas precisam se auto-desenvolver a partir da infância, tornando-se cada vez mais independes.  Esse processo de maturidade não deve impedir o pai de ajudar sejam eles crianças, adolescentes, jovens ou adultos, compartilhando o que você tem ou sabe.
1.2.3. Vivo em cada momento o melhor que posso com meus filhos. A vida profissional e social dos pais ocupa a maior parte do seu tempo, de modo que quase não sobre tempo para os filhos. Pior é se o pouco tempo que sobra não for usado.
(Extraído do Livro: “Papai, que é sucesso? “ 8 Segredos para ser a melhor pessoa Big You Can Be Todos os direitos reservados. Copyright © 2008 Richard A. Singer Jr., Helen Thomas e Joseph Betty. Fonte: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.ricksinger.ky/uploa d/DaddyEBook.pdf).
1.3. Sou um sucesso porque levo meus filhos a Jesus principalmente nos piores momentos de nossa vida (Texto Bíblico do pai que levou seu filho endemoninhado a Jesus).

Conclusão


E se eu não tenho sido um bom pai? Ainda está em tempo. Arrependa-se por estar falhando, tome a decisão de ser a partir de agora e seja feliz também como pai.