"PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS"
(Mateus 5.16)

quinta-feira

 


Lucas 13.6-9

UMA VIDA COM RESULTADOS

Introdução

1. Numa interpretação literal do texto, esta mensagem poderia ter como título “Uma Vida Frutífera”. Afinal, o texto menciona uma árvore que deveria dar frutos. Considerando a revolução industrial iniciada no século passado, por analogia a mensagem poderia também ter como título “Uma Vida Produtiva”, considerando que as indústrias teriam o objetivo de gerar produtos. Todavia, considerando a atualidade, o título “Uma Vida com Resultados” é mais bem compreendida. Neste tempo presente, as pessoas normalmente associam resultados na vida com alcançar êxito, sucesso, realização pessoal. Uma vida com resultados é uma vida vitoriosa em vez de uma vida fracassada.

Desenvolvimento

1. Olhando literalmente a parábola contada por Jesus Cristo, a figueira não estava produzindo frutos como seria natural acontecer, razão pela qual o agricultor determinou que ela fosse cortada.  Num outro momento, ainda pensando em termos agrícolas, Jesus viveu a experiência de buscar frutos numa figueira cheia de folhas e nada encontrou. Como reação, disse uma sentença mortal: “Nunca mais dê fruto”. Como consequência, a figueira secou. (Mateus 28.18-21).

1.1. Em outras palavras, em ambas as situações, Jesus Cristo quis nos ensinar que Deus espera que a nossa vida seja frutífera ou produtiva ou que gere resultados.

1.2. Além de ter resultados na vida financeira, profissional, estudantil, familiar e desportiva, as pessoas precisam considerar a necessidade de terem resultados espirituais.

1.3. Neste caso, resultados espirituais seriam ter uma inegável vida de oração, uma vida diária de leitura da Bíblia, uma frequente participação na igreja local, uma fiel entrega de dízimos e ofertas, uma genuína vida de fé diante dos desafios e demandas, um influente testemunho cristão na sociedade, uma visível atitude de obediência a Deus, uma perseverante experiência de identidade cristã. 

2. Se na experiência da figueira sem frutos a sentença foi mortal, nesta parábola Jesus Cristo também quis ensinar que se nossa vida não frutificar, nem for produtiva e nem gerar resultados, ainda existe a possibilidade de mudar essa realidade. Afinal, o ser humano não é uma simples árvore. Por isso, o vinhateiro pediu um prazo e se propôs a tratar da figueira.

2.1. O prazo que nós temos é o tempo de nossa existência neste mundo. Enquanto estivermos vivos, existe a oportunidade de ver a sentença de morte alterada. Por isso, o apóstolo Paulo recomendava aos primeiros cristãos que “remissem o tempo”. A palavra original “ξαγοράζω” (exagorázō) significava também usar o tempo de modo sábio e sagrado em cada oportunidade positiva que surja. A Bíblia diz: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações” (Hebreus 3.15) e “Eis aqui agora o tempo aceitável; eis aqui agora o dia da salvação” (II Coríntios 6.2). Enquanto temos tempo, é possível começar a ter resultados na vida em geral e na vida espiritual.

2.2. O tratamento proposto pelo vinhateiro aplicável aos seres humanos é a prática do arrependimento, assim como o exercício da fé. Arrependimento bíblico é a atitude de mudar a maneira de pensar, de sentir, de se comportar. É uma mudança no estilo de vida. Ter fé significa em palavra mais simples acreditar. Neste caso, acreditar em Deus e acreditar em Jesus Cristo. Acreditar que para “Deus nada é impossível”. Acreditar em Jesus Cristo quando disse: “Sem mim, nada podeis fazer”.

3. É necessário, porém, ponderar também sobre a palavra final do vinhateiro. Se o prazo dado e o tratamento não dessem certo, a figueira seria definitivamente cortada. Em outras palavras, sua obstinação em não se importar com resultados na vida em geral e na vida espiritual trará sobre si o fracasso em seus propósitos neste mundo e sua condenação na eternidade, a  qual já está prevista na Bíblia: “Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo em seguida o juízo” (Hebreus 9.27). No Juízo após a morte individual ou no Juízo Final para toda a humanidade haverá o inferno ou o fogo eterno. No sermão da montanha, Jesus Cristo disse: “Toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo” (Mateus 7.17-19).

Conclusão

Tenha absoluta certeza: sua nova vida com Deus e com Jesus Cristo é que vai determinar uma vida com resultados, principalmente resultados espirituais e eternos. Não basta apenas seguir as recomendações dos especialistas para ter resultados na vida, tais como: determinar objetivos claros, assumir compromissos, utilizar seu potencial, manter o equilíbrio emocional e mental, agir com precisão e desenvolver resiliência para prosseguir. Torne-se um verdadeiro crente em Jesus Cristo e você verá resultados em sua vida espiritual e eterna.

  ///////////////////////////

O MAIS NOVO LIVRO PUBLICADO

:

Acessar link abaixo:

https://agbook.com.br/livro/transformacao-historica-da-igreja-crista




VÁRIOS LIVROS PUBLICADOS:


VISITE O SITE DE LIVROS: 

COMPRE TAMBÉM EM LIVRARIAS:
              
LIVRARIAS EM VITÓRIA E SERRA 

1) LIVRARIA LOGOS* Avenida José Martins Rato, 947 - Bairro de Fátima - SerraShopping Jardins (Rua Carlos Monteiro de Lemos, loja 11/12) - Jardim da Penha - Vitória

2) - LIVRARIA EBD ALTERNATIVA
Rua Barão de Itapemirim, 209 - loja 3 - Praça Costa Pereira - Vitoria
3) - LIVRARIA EL SHADDAY
Rua Italina Pereira Motta, 501 - lojas 2 e 3
Jardim Camburi - Vitória (Em frente a Igreja Batista)

COMPRE AINDA NO FORMATO DE  E-BOOK:
/////////////////////////////////////////////////////////////

COMPRE NO FORMATO DE LIVRO PUBLICADO NAS EDITORAS E ENTREGUE PELOS CORREIOS:                                                  

    

/////////////////////////////

EVANGELIZAÇÃO VIRTUAL
A obediência ao "ide" ou "indo" de Jesus inclui usar recursos das redes sociais para compartilhar sua fé em Jesus, principalmente nestes dias de isolamento social.
Igreja cria departamento para evangelismo digital - RÁDIO GOSPEL ...

BAIXAR E USAR  O APLICATIVO PARA EVANGELIZAÇÃO PESSOAL NO LINK ABAIXO:

////////////////////////////////////////
 
VITRINE DE SERMÕES
LINK ABAIXO PARA ACESSAR:
//////////////////////////////////
 OUÇA AGORA:
///////////////////////////////////

MEU SITE


/////////////////////////////////////

CONTROVÉRSIAS TEOLÓGICAS
Artigos sobre os mais diversos temas, cujo objetivo é produzir maturidade na interpretação da fé cristã em sua pluralidade. Veja no link abaixo:

////////////////////////////////////////////////////

FILIAÇÃO A ENTIDADES 
E PRÁTICAS TERAPÊUTICAS REALIZADAS

Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB): "Conselheiro Pastoral".

Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos (ABRATH): "Terapeuta Teólogo".

Associação Brasileira de Terapeutas Familiares Cristãos (ABRATEFAC) - "Terapeuta Familiar"

Associação de Terapeutas Holísticos (ATH): "Psicanalista".

Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC): Psicoterapeuta correspondente.

Essas práticas tiveram como base a "escuta terapêutica" e o uso de técnicas já comprovadas como eficazes, numa abordagem eclética,  associadas principalmente à aplicação de ensinos bíblicos e à intercessão espiritual. Embora tenham sido feitas presencialmente durante o ministério, em nossos dias tem sido realizadas também através de atendimento virtual por vários profissionais e pastores.

segunda-feira

 



Salmo 14.1; 53.1

ATEÍSMO INSENSATO

Introdução

1. Há algum tempo, dois ministros da suprema corte de nosso país (STF), durante uma das sessões plenárias, foram filmados falando palavras depreciativas sobre a Bíblia e, consequentemente, sobre Deus. Além das palavras depreciativas, também deram risadas zombeteiras a propósito das interpretações que são feitas dos textos bíblicos (https://www.youtube.com/shorts/b4-VUQNYxVk).

2. Quando o salmista em seu tempo observou esse mesmo tipo de atitude ateísta, ele esclareceu que tal atitude é insensata, própria de pessoas tolas que negam as realidades espirituais da vida, principalmente as que estão reveladas na Bíblia (Salmo 14.1; 53.1). Os comentários do salmista, esclarecendo que os néscios dizem não haver Deus, revelam que esta não é apenas uma declaração de ateísmo, mas também a caracterização de uma pessoa que vive em rebeldia contra Deus e a Bíblia, resultando em uma vida marcada pela corrupção moral e pelo mal em seus comportamentos.

Desenvolvimento

1. Historicamente, as pessoas dos dias do salmista e os dois ministros da suprema corte não foram os primeiros e nem serão os últimos a se expressarem espiritualmente como ateístas insensatos. Ao longo dos tempos, várias personalidades de reconhecido valor na sociedade também tiveram a mesma atitude.

1.1. Uma das mais renomadas personalidades no século XX foi o filósofo britânico Bertrand Russel, que chegou a publicar um livro cujo título é “Por que Não Sou Cristão”. Além de questionar a religiosidade humana como um todo, ele mirou sua seta especificamente para o cristianismo, escarnecendo inclusive do ensinos de Jesus Cristo.

1.2. Outra personalidade mais recente é Richard Dawkins, um biólogo e etólogo também britânico, que escreveu outro livro com um título ainda mais ousado: “Deus, Um Delírio”. Nesse livro, o autor mostra sua revolta contra todo tipo de religiosidade humana, sem poupar a fé cristã também como uma expressão maléfica.

1.3. Como resultado da influência desse tipo de atitude ateísta insensata, o número de incrédulos aumenta a cada ano. Uma das últimas pesquisas informa um número estimado de ateus em torno de 10% da população mundial e brasileira (https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2025/06/11/brasil-segue-tendencia-global-de-aumento-no-numero-de-pessoas-sem-religiao-mas-se-mantem-entre-os-mais-cristaos.ghtml). Além dessa estatística populacional, também cresce o número de organizações que pretendem representar o ateísmo, tais como Aliança Ateia Internacional, Humanistas Americanos, Associação Ateis Portuguesa, Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos. Um dos sites mais acessados é “Areus.net”.

2. Além de ser um posicionamento filosófico e diabólico, o ateísmo também tem sido uma consequência de experiências de sofrimento e perdas pessoais, quando indivíduos dizem não ter recebido a ajuda de Deus nessas horas ou que interpretaram que Deus não se fez presente, quando precisaram de socorro ou quando Deus deixa tragédias acontecerem. Outro motivo apresentado foi muito bem expresso no livro “Deus, um Delírio”, a propósito das guerras feitas por religiosos uns contra os outros, do fanatismo religioso que resulta em conflitos doutrinários, da rejeição às descobertas científicas que desacreditam a Bíblia e do proselitismo de crianças que são arregimentadas para suas fileiras.

3. Se as pessoas são livres em todos os sentidos, inclusive como um dos preciosos ensinos da Bíblia, também são livres para não acreditarem na existência de Deus e na sua atuação no universo e no mundo. Aliás, essa é a definição de ateísmo com base na palavra original “atheos” que significa “sem Deus”. Se a fé é um dom de Deus, inclusive existindo pessoas que não tem fé, ninguém pode e deve ser obrigado ou constrangido a crer em Deus. Se pessoas interpretam que em suas histórias de sofrimento estavam sozinhas, vivendo suas dores e não experimentaram o conforto de Deus, essas pessoas tem o direito de assim sentirem. Se alguém não consegue entender porque existe tanta tragédia no mundo uma vez que Deus tem poder para impedir essas tragédias, esse alguém deve ser respeitado em seu dilema filosófico e moral. Se, conforme mostrou o salmista, o ateísmo é uma válvula de escape para a prática do pecado, num estilo de vida libertino, sem a necessidade de prestar contas de seus atos, é preciso permitir essa maneira de ser até que haja o juízo após a morte ou Juízo Final.

4. Sobre a maneira de lidar com a Bíblia e a experiência espiritual de acreditar em Deus, a própria Bíblia esclarece: ”Sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6). Portanto, ninguém é chamado a provar que Deus existe ou a explicar porque Deus permite o sofrimento humano. As pessoas são chamadas a acreditar que Deus existe, a experimentar o amor de Deus, a vivenciar o cuidado diário ensinado por Jesus Cristo, a confiar na sabedoria de Deus, a fundamentar seu agir nos ensinos cristãos e a ter esperança quando a vida eterna nos céus, principalmente quando ouvem a voz do Espírito de Deus falando ao seu coração.

Conclusão

Uma vez uma criança estava parada, olhando a natureza que a cercava com toda a sua beleza e perfeição. Um ateísta se aproximou dela e lhe perguntou em que ela estava pensando ao olhar a natureza. A menina respondeu que estava pensando em Deus. O ateísta então disse que lhe daria uma maçã se pudesse provar a existência de Deus. A menina ficou quieta por um instante e depois respondeu que daria duas maçãs ao ateísta se ele provasse que Deus não existe. O salmista declarou: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos” (Salmo 19.1). Jesus Cristo acrescentou: “Porque me viste, creste? Bem aventurados os que não viram e creram” (João 20.29).

/////////////////////////////////////////////////

O MAIS NOVO LIVRO PUBLICADO

:

Acessar link abaixo:

https://agbook.com.br/livro/transformacao-historica-da-igreja-crista




VÁRIOS LIVROS PUBLICADOS:


VISITE O SITE DE LIVROS: 

COMPRE TAMBÉM EM LIVRARIAS:
              
LIVRARIAS EM VITÓRIA E SERRA 

1) LIVRARIA LOGOS* Avenida José Martins Rato, 947 - Bairro de Fátima - SerraShopping Jardins (Rua Carlos Monteiro de Lemos, loja 11/12) - Jardim da Penha - Vitória

2) - LIVRARIA EBD ALTERNATIVA
Rua Barão de Itapemirim, 209 - loja 3 - Praça Costa Pereira - Vitoria
3) - LIVRARIA EL SHADDAY
Rua Italina Pereira Motta, 501 - lojas 2 e 3
Jardim Camburi - Vitória (Em frente a Igreja Batista)

COMPRE AINDA NO FORMATO DE  E-BOOK:
/////////////////////////////////////////////////////////////

COMPRE NO FORMATO DE LIVRO PUBLICADO NAS EDITORAS E ENTREGUE PELOS CORREIOS:                                                  

    

/////////////////////////////

EVANGELIZAÇÃO VIRTUAL
A obediência ao "ide" ou "indo" de Jesus inclui usar recursos das redes sociais para compartilhar sua fé em Jesus, principalmente nestes dias de isolamento social.
Igreja cria departamento para evangelismo digital - RÁDIO GOSPEL ...

BAIXAR E USAR  O APLICATIVO PARA EVANGELIZAÇÃO PESSOAL NO LINK ABAIXO:

////////////////////////////////////////
 
VITRINE DE SERMÕES
LINK ABAIXO PARA ACESSAR:
//////////////////////////////////
 OUÇA AGORA:
///////////////////////////////////

MEU SITE


/////////////////////////////////////

CONTROVÉRSIAS TEOLÓGICAS
Artigos sobre os mais diversos temas, cujo objetivo é produzir maturidade na interpretação da fé cristã em sua pluralidade. Veja no link abaixo:

////////////////////////////////////////////////////

FILIAÇÃO A ENTIDADES 
E PRÁTICAS TERAPÊUTICAS REALIZADAS

Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB): "Conselheiro Pastoral".

Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos (ABRATH): "Terapeuta Teólogo".

Associação Brasileira de Terapeutas Familiares Cristãos (ABRATEFAC) - "Terapeuta Familiar"

Associação de Terapeutas Holísticos (ATH): "Psicanalista".

Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC): Psicoterapeuta correspondente.

Essas práticas tiveram como base a "escuta terapêutica" e o uso de técnicas já comprovadas como eficazes, numa abordagem eclética,  associadas principalmente à aplicação de ensinos bíblicos e à intercessão espiritual. Embora tenham sido feitas presencialmente durante o ministério, em nossos dias tem sido realizadas também através de atendimento virtual por vários profissionais e pastores.

sexta-feira

 



O DESAMOR NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

 A incapacidade de uma pessoa sentir e demonstrar amor por outras pessoas realmente pode e deve ser objeto de terapia. O tratamento terapêutico, todavia, sempre será limitado ao estudo e descoberta das etiologias, sem necessariamente promover cura, isto é, o tratamento em si não promoverá o surgimento do sentimento de amor. Uma vez existindo abordagem terapêutica, a etiologia pode realmente apontar o narcisismo, a sociopatia e a psicopatia como causas[1]. Todavia, sempre deve ser lembrado que, nesses diagnósticos patológicos, além do desamor também estarão presentes atitudes de ódio ao outro, agressões verbais, emocionais e físicas, desrespeito, indiferença, insolência[2]. Dessas pessoas a melhor atitude é se afastar delas, pois podem ser muito prejudiciais nas relações interpessoais.

Por outro lado, a incapacidade de amar o outro pode ter outras explicações. Pode ter sua origem em experiências passadas de rejeição, abandono, desvalorização e crenças disfuncionais. Dependendo da história da pessoa as causas podem ser as mais variadas[3].

Se as causas podem ser várias e não incluam o narcisismo, a sociopatia e a psicopatia, a abordagem terapêutica terá como objetivo apontar caminhos para que o desamor seja tratado da melhor forma possível, para ser transformado em amor, tais como autoconhecimento, desconstrução de crenças, aprendizagem de técnicas e estratégias emocionais, inclusive desenvolve a autoestima[4]. Neste caso, um dos caminhos também é a experiência de vivenciar novos relacionamentos, nos quais o amor do outro possa estimular a transformação do desamor em amor[5].

Todavia, esse caminho ideal humano nem sempre é experimentado satisfatoriamente. Várias razões acabam mantendo o desamor. Algumas dessas razões são:

1. Dificuldade em encontrar alguém que realmente possa amar a pessoa, pois “encontrar um amor” não acontece em qualquer esquina de rua e o desamor permanece.

2. Se a pessoa tem sorte de encontrar alguém que sinta e demonstre amor por ela, a experiência de ser amado pode também encontrar impedimentos insuperáveis e a experiência não ser consumada, mantendo o desamor ou sua alternância entre amor e desamor, gerando insatisfação mútua.

3. Uma experiência positiva de encontrar um amor que transforme o desamor em amor, por um período, está sujeita também à realidade de que não existe amor perfeito. Consequentemente o processo de ser amado fica sujeito às crises da vida, tais como temperamentos diferentes, alvos divergentes, expectativas que mudam com o tempo, insatisfação com o outro. Neste caso, o desamor retorna e a frustração ganha lugar, gerando o fim de um sonho.

Conclusão

   Alguém escreveu um livro chamado “As 5 Linguagens do Amor[6], cujo objetivo principal foi esclarecer às pessoas que não se sentem amadas que há diferentes formas de amar. Neste caso, quem não se sente amado “romanticamente” precisa perceber que foi ou está sendo amado de outras maneiras diferentes, de acordo com a personalidade de cada um, podendo assim experimentar satisfação sentimental.

   Um tipo diferente de amor a ser considerado na tratativa desse problema do desamor é a experiência religiosa de conversão a Jesus Cristo, quando a pessoa recebe o amor de Deus em seu coração e vivencia uma nova atitude[7]. Neste caso, se originalmente lhe falta o sentimento do amor por diversas causas e não consegue viver uma experiência humana de ser suficientemente amada para ter o amor despertado em si, milagrosamente a pessoa experimenta o amor de Deus através de Jesus Cristo e começa a amar a si mesma e amar os outros, ainda que a partir de um tipo espiritual de amor[8]. Esta experiência que inicia com o amor espiritual influencia outros tipos de expressões de amor na personalidade da pessoa[9].    Esse amor espiritual também se desdobra em amor sentimental, solidário, empático, incondicional, perdoador, gracioso e até mesmo romântico, além de um saudável amor próprio.

   É evidente que, para outra pessoa perceber essa dimensão espiritual do amor com esses desdobramentos, terá igualmente que experimentar o amor de Deus, senão parecerá naturalmente impossível sua existência e sua expressividade.

__________________________

[1] https://marcelocomparin.com/diferencas-entre-narcisista-psicopata-e-sociopata-decifrando-as-personalidades-intrigantes/

[2] https://hospitalsantamonica.com.br/o-que-e-o-transtorno-da-personalidade-antissocial-e-quais-sao-os-sintomas/

[3] https://www.psicologiasemfronteiras.com.br/2024/02/desamor-o-que-e-e-como-lidar-psicologa.html#:~:text=Desamor%20%C3%A9%20a%20experi%C3%AAncia%20emocional&text=O%20desamor%20reflete%20a%20aus%C3%AAncia,ou%20a%20aus%C3%AAncia%20de%20autoestima.

[4] https://www.psicologiasemfronteiras.com.br/2024/02/desamor-o-que-e-e-como-lidar-psicologa.html

[5] https://jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-o-desamor-como-curamos-dele/

[6] CHAPMAN, Gary. As 5 Linguagens do Amor. São Paulo, Editora Mundo Cristão, 2018.

[7] João 3.16; Romanos 5.8

[8] Romanos 5.5

[9] Gálatas 5.22

/

O MAIS NOVO LIVRO PUBLICADO

:

Acessar link abaixo:

https://agbook.com.br/livro/transformacao-historica-da-igreja-crista




VÁRIOS LIVROS PUBLICADOS:


VISITE O SITE DE LIVROS: 

COMPRE TAMBÉM EM LIVRARIAS:
              
LIVRARIAS EM VITÓRIA E SERRA 

1) LIVRARIA LOGOS* Avenida José Martins Rato, 947 - Bairro de Fátima - SerraShopping Jardins (Rua Carlos Monteiro de Lemos, loja 11/12) - Jardim da Penha - Vitória

2) - LIVRARIA EBD ALTERNATIVA
Rua Barão de Itapemirim, 209 - loja 3 - Praça Costa Pereira - Vitoria
3) - LIVRARIA EL SHADDAY
Rua Italina Pereira Motta, 501 - lojas 2 e 3
Jardim Camburi - Vitória (Em frente a Igreja Batista)

COMPRE AINDA NO FORMATO DE  E-BOOK:
/////////////////////////////////////////////////////////////

COMPRE NO FORMATO DE LIVRO PUBLICADO NAS EDITORAS E ENTREGUE PELOS CORREIOS:                                                  

    

/////////////////////////////

EVANGELIZAÇÃO VIRTUAL
A obediência ao "ide" ou "indo" de Jesus inclui usar recursos das redes sociais para compartilhar sua fé em Jesus, principalmente nestes dias de isolamento social.
Igreja cria departamento para evangelismo digital - RÁDIO GOSPEL ...

BAIXAR E USAR  O APLICATIVO PARA EVANGELIZAÇÃO PESSOAL NO LINK ABAIXO:

////////////////////////////////////////
 
VITRINE DE SERMÕES
LINK ABAIXO PARA ACESSAR:
//////////////////////////////////
 OUÇA AGORA:
///////////////////////////////////

MEU SITE


/////////////////////////////////////

ACONSELHAMENTO PASTORAL
É uma ferramenta usada por pastores para ajudar pessoas em suas variadas necessidades, tendo como base a "escuta terapêutica" e o uso de técnicas já comprovadas como eficazes, associadas principalmente com a aplicação de ensinos bíblicos e a prática da intercessão espiritual.
Em nossos dias, pode ser feita através de atendimento físico ou virtual.


CONTROVÉRSIAS TEOLÓGICAS
Artigos sobre os mais diversos temas, cujo objetivo é produzir maturidade na interpretação da fé cristã em sua pluralidade. Veja no link abaixo: