"PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS"
(Mateus 5.16)

sábado


DEUS NÃO VAI MUDAR
Pr. Edson Raposo Belchior 



No Velho Testamento, quando a palavra original traduzida por “arrependimento” aparece, na maioria das vezes é aplicada a Deus (Gênesis 6.6.6, 7; Êxodo 32,14; Juízes 2.18; I Samuel 15.11; II Samuel 24.16; I Crônicas 21.15; Jeremias 18.9.8, 10; Amós 7.3; Jonas 3.9). A palavra original mostra uma alteração nas relações de Deus para com os seres humanos, em razão de atitudes destes últimos, ora passando da ira para a misericórdia, ora da complacência para a condenação. Está visível na expressão ”arrependeu-se Deus de”. 

No entanto, mesmo que em suas relações com os seres humanos exista o registro dessa mudança de Deus, outros textos bíblicos, simultaneamente, afirmam categoricamente que “em Deus não há mudanças”, sendo imutável em sua essência, em seus atributos e nos propósitos estabelecidos (Malaquias 3.6; Romanos 11.19; Tiago 1.17; Números 23.19). O momento mais claro dessa afirmação do caráter de Deus está na afirmação comparativa: “Deus não é homem para mentir, nem filho do homem para que se arrependa”. Se alguém se arrepende e deve se arrepender é o ser humano, conforme recomendação básica do Novo Testamento.

O entendimento dessa aparente contradição está na percepção de que nas ocasiões quando ocorre mudança no agir de Deus, os textos bíblicos já anteviam duas alternativas a serem adotadas pelos seres humanos. Se agissem de um modo, Deus já havia determinado uma ação. Se agissem de outra maneira, outro seria o seu agir. Em suma: uma ou outra direção dada por Deus também já haviam sido determinadas previamente, antevendo diferentes respostas humanas.

Neste sentido, portanto, continua prevalecendo a soberania de Deus em não mudar. Este é um dos aspectos da perfeição divina, razão porque uma das grandes afirmações do Novo Testamento diz: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”. Por isso, ao olhar para a chegada do novo ano de 2015, sabendo antecipadamente das expectativas de Deus para com você, tenha absoluta certeza de que agindo de acordo com essas expectativas, Deus será imutável em certas atitudes já declaradas:

1)        Deus não vai mudar quanto ao amor. Desde o princípio, Deus afirma que ama os seres humanos, chegando ao clímax de provar através do sacrifício de Jesus Cristo no calvário e da atuação sequente do Espírito Santo em todo aquele que crê. Creia: “Deus é amor”.

2)        Deus não vai mudar quanto ao meio de proporcionar salvação eterna. Mesmo que existam religiões com outros ensinos e até igrejas oferecendo facilitações, Deus salvará todo aquele que se arrepende de seus pecados e crê em Jesus Cristo. Creia: “Só Jesus Cristo salva”.

3)        Deus não vai mudar quanto aos propósitos da igreja. Desde quando a organizou, Jesus ensina que cabe à igreja evangelizar, ensinar, viver a comunhão, praticar a beneficência e cultuar Deus. Creia: “Todos os que creem ficam juntos”.



Por mais que a palavra “mudança” esteja na ordem do dia e que até mesmo Deus a tenha incluído em seu agir, conforme o agir das pessoas, o que realmente proporciona segurança, firmeza, confiança, garantia, constância, certeza é a afirmação da imutabilidade de Deus. Por isso, confia em Deus, entrega a Ele seu caminhar e Ele tudo fará para abençoar cada vez mais sua vida em 2015.



_________________


LINKS PARA ACESSO E COMPRA AGORA:


1 - EDITORA AG-BOOK 

2 - EDITORA KOINONIA:
http://livrariavirtualkoinonia.com.br/search.php?search_query=Edson+Raposo+Belchior&x=36&y=25

________________________________________

O MAIS NOVO LIVRO PUBLICADO:






Nenhum comentário:

Postar um comentário