E
POLÍTICA
Edson Raposo Belchior
Introdução
1. Se vivêssemos numa sociedade mulçumana, não
teríamos dificuldade em perceber a estreita relação entre política e religião.
Em alguns casos, o fundamentalismo islâmico chega ao ponto de usar o Estado
como agente repressor de qualquer contestação.
2. Estando no Brasil, onde atualmente se faz o
discurso da democracia laica, essa relação entre religião e política é negada e
até constitucionalmente rejeitada. Por isso, para entender o que realmente
acontece entre nós, faz-se necessário um levantamento de nossa história.
Desenvolvimento
1. No passado distante, a relação entre política e religião chegava a ser constitucional. Isto
significa que no caso brasileiro, como o catolicismo era a religião
predominante, os políticos católicos que governavam promoviam a relação deles
com o clero, objetivando manter o poder e manter o povo no catolicismo. Com a
mudança posterior, na constituição, houve uma separação que está em vigor até
hoje. O Estado laico foi estabelecido e
simultaneamente houve aumento dos fiéis evangélicos. A separação tornou-se
ainda mais clara entre catolicismo e governo, chegando ao ponto em que se
encontra atualmente.
2. Nesse longo período histórico, observando também
a ótica ideológica, em certo momento, o modelo
marxista começou a ser buscado para ser aplicado no Brasil, principalmente
em benefício da maioria do povo pobre, em razão da desigualdade social. Essa
proposta, todavia, foi abortada pela revolução militar de 1964, liderada
principalmente pela classe média e rica. O golpe militar deixou os comunistas e
socialistas frustrados em seus objetivos ideológicos, econômicos e sociais.
3. Uma vez que política e ideologicamente não foi possível,
alguns religiosos católicos entenderam que tal sonho poderia se tornar possível
através da Teologia da Libertação. Esta
iria trazer o marxismo pela via religiosa. Todavia, com o fim da União
Soviética, a queda do muro de Berlim e o enfraquecimento de Cuba – modelo
latino americano de marxismo – a Teologia da Libertação também perdeu sua força
e não tem mais nenhuma influência relevante.
A Teologia da Libertação seria a alternativa para que finalmente o
modelo religioso católico em parceria com o modelo marxista pudesse promover o
desenvolvimento do país e a distribuição da riqueza nacional entre o povo
pobre. Uma vez que o Brasil foi colonizado sob a influência do catolicismo, o
país ao longo dos séculos não experimentou progresso econômico e nem
desenvolvimento social, com exceção do período da era de Getúlio Vargas, quando
o povo trabalhador alcançou direitos sociais. Diferentemente, na Europa e nos
Estados Unidos, por causa da reforma protestante e da colonização evangélica,
as nações tornaram-se desenvolvidas com povos prósperos. O que o catolicismo
não havia promovido no continente latino-americano finalmente seria
implementado pela parceria com o marxismo através da Teologia da Libertação. No
entanto, tal sonho não ocorreu.
4. Se o marxismo não foi adotado pelo víeis
político e nem religioso, o que estaria existindo hoje no Brasil em favor da
grande população pobre, quer em termos políticos, quer em termos religiosos?
4.1. Politicamente,
o Partido dos Trabalhadores, representante da classe operária, assumiu o poder
político para proporcionar a essa parte da população a redistribuição da renda,
o que tem procurado fazer principalmente através das “bolsas”. Não segue o
modelo capitalista e nem marxista. Tem sido aparentemente democrático. O
resultado dessa estratégia é que o PT se mantém no poder pelo voto da maioria
pobre e a maioria pobre se beneficia das ações de caridade do PT através das “bolsas”,
num círculo vicioso.
4.2. Religiosamente,
a produção teológica que desejava dar sugestões de rumos através da Teologia da
Libertação não tem mais força. A Teologia Evangélica importada da Europa e dos
Estados Unidos ficou restrita aos seminários, não ocupando seu lugar perante a
sociedade.
4.3. O saldo foi o surgimento de uma liderança
religiosa nacional, sem teologia acadêmica, que atrai multidões e promete
benefícios através da cura de enfermidades e da libertação de demônios. A cura
religiosa se tornou alternativa para as multidões desassistidas pelo Estado em
seu ineficiente programa de saúde pública. O demônio se tornou o grande
responsável pela miséria financeira, razão porque sendo libertos, os pobres
poderiam se tornar prósperos, o que tem sido retroalimentado pelos testemunhos
veiculados pela mídia Religiosa.
Conclusão
Todo este cenário nos leva a indagar: Qual será no
futuro próximo e distante o rumo de nosso país e do nosso povo? Acredito que
se fizermos uma oração semelhante à de Daniel, certamente Deus nos abençoará,
em nome de Jesus. Daniel disse: “Ó Senhor grande e tremendo que guardas o
pacto e a misericórdia para com os que têm amam e guardam os teus mandamentos.
Pecamos e cometemos iniquidade, procedemos impiamente e fomos rebeldes,
apartando-nos dos teus preceitos e tuas ordenanças... A Ti, Senhor, pertence a
justiça, as a nós a confusão de rosto, como hoje se vê aos homens de Jerusalém
e aos moradores de Judá e em todos
Israel, aos de perto e aos de longe, em todas as terras para onde os tens
lançado por causa das suas transgressões que cometeram contra ti. Ao Senhor nosso Deus pertencem a misericórdia
e o perdão, pois nos rebelamos contra ele... Inclina, ó Deus meu, os teus
ouvidos, e ouve abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a
cidade que é chamada pelo teu nome pois não lançamos as nossas súplicas perante
a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias. Ó
Senhor, ouve ó Senhor, perdoa ó Senhor, atende-nos e põe mãos à obra sem
tardar, por amor de ti mesmo, ó Deus meu, porque a tua cidade e o teu povo se
chamam pelo teu nome” (Daniel 1-19).
Pedindo
através de orações e súplicas, teremos uma política e uma teologia que
realmente beneficiem o povo num todo, sem discriminar o pobre ou o rico, incluindo a classe média. Todos
sendo abençoados por Deus!
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