POLÍTICA E
IGREJA CRISTÃ
Edson Raposo Belchior
Introdução
Sendo seguidores de Jesus
Cristo, penso que nossa primeira atitude na abordagem desse assunto é recorrer
às suas palavras quando este tema foi também colocado diante dele. Indagado
sobre o pagamento de impostos para sustentar o governo, Jesus disse: “Daí a
César o que é de César e daí a Deus o que é de Deus” (Mateus 22.21).
Diante do governador Pôncio Pilatos, foi ainda mais claro:
“O meu
reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus
servos para que eu não fosse entregue; mas agora o meu reino não é daqui”
(João 18.36).
Desenvolvimento
1. Além de partir das palavras de Jesus Cristo,
também constatando a existências de candidatos que se identificam como
cristãos, desejosos de exercer influência espiritual sobre os destinos do País
e dos Estados, o eleitor cristão pode ter alguns referenciais para tomar sua
decisão pessoal, livre e secreta de votar.
1.1. O primeiro referencial é que a priori, considerando o sistema democrático de nosso país, a Igreja Cristã
deveria respeitar todos os candidatos e todos os partidos e coligações
partidárias e, por isso mesmo, culminar sua atitude em não ter candidato e nem
partido político.
1.2. Embora algumas igrejas locais se associem a
candidatos e a partidos e outras até criem partidos e lancem seus próprios
candidatos, a Igreja Cristã deveria fazer a opção de se manter neutra,
imparcial, justa, permitindo a seus membros que façam suas escolhas pessoais,
livres e secretas.
1.3. Esta atitude não é desprezo, nem alienação e
nem indiferença. Pelo contrário, a Igreja Cristã é chamada biblicamente a
participar do processo eleitoral através de orações, súplicas e intercessões em
favor de todas as autoridades constituídas, pedindo a Deus que a todos abençoe
durante a campanha, na eleição e a partir da posse. Abençoe também os que não
forem eleitos!
2. O outro referencial é que esse entendimento para a
Igreja Cristã se deve ao fato de Jesus Cristo, nosso Salvador, Senhor e Mestre
ter deixado bem claro que seu governo é de natureza espiritual e transcendente.
Espiritual porque a sede do seu governo está no coração das pessoas.
Transcendente porque sua origem e destino são celestiais.
2.1. Este posicionamento da Igreja Cristã, por isso,
não cerceia a liberdade dos membros da igreja como cidadãos politizados, para
se envolverem na campanha política, nem para se apresentarem como candidatos ou
para saírem às ruas, praças e casas pedindo votos em favor dos seus candidatos.
2.2. Uma Cartilha do Eleitor produzida pela
Associação dos Magistrados Brasileiros em parceria com o Tribunal Superior
eleitoral, na pergunta sobre quem deve dizer ao eleitor em quem votar, responde
assim: “Ninguém. Somente a consciência livre pode indicar em quem votar. Não se
influencie nem por líder religioso, político ou comunitário, patrões, parentes,
grupo ou instituição. Cada um tem o direito de decidir como exercer sua
cidadania. As sugestões e promoções de candidatos podem ser muitas e
insistentes, mas a decisão final é do eleitor”.
Conclusão
Como líder religioso, à luz
de todas essas considerações, eu acredito que candidatos cristãos seriam
detentores de princípios bíblicos que lhes dariam mais possibilidades de agirem
à luz desses princípios no executivo ou no legislativo. Todavia, nem todos os
exemplos passados garantem essa possibilidade no futuro. Também existem
candidatos que não se identificam como cristãos e, mesmo assim, prometem agir
com equidade, justiça, moralidade, ética e respeito aos direitos e à
constituição. Então, minha palavra final é no sentido de que antes de votar, em
orações e súplicas, o eleitor cristão deve pedir a orientação do Pai Celestial.
Agindo assim, tanto a Igreja Cristã como seus membros, considerando os ensinos
de Jesus Cristo, não terão uma igreja local divida por nenhuma razão, muito
menos por razão política.. Para mim,
o País e os Estados dependem muito mais de orações e voto do que apenas de
voto!
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