"PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS"
(Mateus 5.16)

sexta-feira

 




Mateus 28.19,20

FIDELIDADE TOTAL

Introdução

1. Estudando a história das igrejas ao longo dos tempos em todos os lugares, vocês irão notar que muitas delas modificaram os ensinos que Jesus Cristo nos deixou, acrescentando outras ideias e práticas, mesmo que Ele tivesse dito que deveríamos “observar o que nos mandou”.

2. Essas modificações foram feitas por influência do agnosticismo, ebionismo, arianismo, nestorianismo, monofisismo, pelagianismo, entre outras. Estes foram ensinos que geraram heresias doutrinárias, levando igrejas e crentes para caminhos errados em termos de crenças e práticas, deixando de serem fiéis a Jesus Cristo e aos seus ensinos.

Desenvolvimento

1. Assim como aconteceu ao longo dos tempos, também em nossos dias existem outras influências doutrinárias que levam nossas crenças e práticas a estar em perigo, correndo o risco de deixarmos os ensinos de Jesus Cristo, conforme estão nas páginas do Novo Testamento.

1.1. Um dessas influências vem do Misticismo, um movimento que lida com o sobrenatural, ensinando experiências misteriosas ou intuitivas entre os homens e a Divindade.  Através de um estado contemplativo seria possível ter um estado de consciência que vislumbra tudo o que está além do plano físico. Embora exista há alguns séculos, em nossos dias leva crentes a buscarem visões, profecias particulares, sinais especiais, revelações pessoais, transes e êxtases, quedas ao chão. Dispensa a Bíblia e a intepretação racional da mesma.

1.2. Outra influência nefasta que corrompe os ensinos de Jesus Cristo é o Fetichismo, crença antiga oriunda do Animismo, segundo o qual objetos e artefatos são possuidores de poder espiritual. Assim como no Fetichismo antigo os feiticeiros consagravam os objetos e artefatos, em nossos dias os pastores ou padres fazem a unção de retratos, flores, água, cruzes, medalhas, fitas, cordões, relíquias. Também ungem as portas e janelas de uma casa ou empresa com azeite para que haja proteção. Espalham quantidades de sal pelos cantos e ao redor para impedir a entrada do mal.

1.3. Ainda existe a chamada Psicologização, que é interpretação psicológica da fé cristã, através do uso de técnicas e práticas que manipulam os sentimentos, os pensamentos, os comportamentos, a vontade e a consciência das pessoas. Muda o conceito de buscar a ajuda de Deus para desenvolver a autoajuda, salientando os poderes psicológicos naturais das pessoas para resolver seus problemas. Chega a lançar mão da sugestão e da hipnose para modificar comportamentos e estados da consciência em nome de Jesus e com linguagem religiosa.  

1.4. Finalmente, percebe-se a existência da Libertinagem, doutrina que ensina nada existir que seja proibido ou vedado aos cristãos, pois em nome da doutrina da graça tudo é permitido. Judas fez referência ainda no primeiro século a essa atitude: “Transformam a graça de Deus em dissolução” (Judas 4). É um estilo de vida sem regras e sem censuras, quando o indivíduo tem a liberdade de fazer o que quiser e que lhe proporcione prazer ou satisfação. O conceito de graça que é receber o que não merecemos se transforma em permissão para fazer o que queremos. Em nome dessa crença vários crentes estão se permitindo beber, ir a bailes e discotecas, fazer jogos de azar, ter relações proibidas, comprar e não pagar, usar a mentira se for necessário – tudo sem repressão e culpa.

2. Quando Jesus Cristo se dirigiu às sete igrejas da Ásia Menor e emitiu julgamento sobre elas, Ele reprovou cinco delas e aprovou somente duas. A uma dessas que aprovou, Ele disse: “tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome” (Apocalipse 3.8). Dentre todas as realizações dessa igreja em todas as áreas de atuação, o que Jesus enalteceu foi exatamente sua fidelidade a Ele e aos seus ensinos. A igreja, seu líder e seus membros foram capazes de resistir a todas as influências que existiam ao seu redor.

Conclusão

Não nos deixemos enganar. Se antes o desafio foi grande e em nossos dias o desafio é ainda maior, daqui pra frente teremos que ter como objetivo de vida cristã a atitude radical de ser fiel a Jesus Cristo e aos seus ensinos. O desafio proposto por Jesus Cristo chegou ao ponto de declarar: “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2.10). Isto significa fidelidade total.

              ////////////////////////////////////////////

ÚLTIMO LIVRO PUBLICADO:


VÁRIOS LIVROS PUBLICADOS:


VISITE O SITE DE LIVROS: 


COMPRE TAMBÉM EM LIVRARIAS:
              
LIVRARIAS EM VITÓRIA E SERRA 

1) LIVRARIA LOGOS* Avenida José Martins Rato, 947 - Bairro de Fátima - SerraShopping Jardins (Rua Carlos Monteiro de Lemos, loja 11/12) - Jardim da Penha - Vitória

2) - LIVRARIA EBD ALTERNATIVA
Rua Barão de Itapemirim, 209 - loja 3 - Praça Costa Pereira - Vitoria
3) - LIVRARIA EL SHADDAY
Rua Italina Pereira Motta, 501 - lojas 2 e 3
Jardim Camburi - Vitória (Em frente a Igreja Batista)

COMPRE AINDA NO FORMATO DE 

 E-BOOK:

/////////////////////////////////////////////////////////////

COMPRE NO FORMATO DE LIVRO PUBLICADO NAS EDITORAS E ENTREGUE PELOS CORREIOS:                                                  

    

/////////////////////////////


EVANGELIZAÇÃO VIRTUAL
A obediência ao "ide" ou "indo" de Jesus inclui usar recursos das redes sociais para compartilhar sua fé em Jesus, principalmente nestes dias de isolamento social.
Igreja cria departamento para evangelismo digital - RÁDIO GOSPEL ...

BAIXAR E USAR  O APLICATIVO PARA EVANGELIZAÇÃO PESSOAL NO LINK ABAIXO:

////////////////////////////////////////
 

VITRINE DE SERMÕES
LINK ABAIXO PARA ACESSAR:
//////////////////////////////////
 
MEU PODCAST
Spotify: Anchor facilita nos podcasts!

///////////////////////////////////////////////////////

ASSEMBLEIA ANUAL DA
CONVENÇÃO BATISTA DO 
ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Data: 23 a 26 de junho
Local: Guarapari (1ª Igreja)
Tema: 
Conectados à Grande História de Deus

Inscrições no site: 
https://www.batistas.es/inscricao

Nenhum comentário:

Postar um comentário