"PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS"
(Mateus 5.16)

sábado

 

Salmo 20

"EU QUERO O SEU BEM"


1. Quando pessoas fazem aniversário, quando celebram o casamento, quando alcançam vitórias em várias áreas, nós lhes dizemos: “Parabéns pelo aniversário”, “Deus abençoe seu matrimônio”, “Felicidades em sua nova experiência”.  Nestas pequenas frases, o que nós estamos desejando é o bem das pessoas.

1.1. Desejamos que ao completar mais um aniversário, possam ter seus sonhos realizados, projetos concluídos, resultados alcançados nas várias áreas da vida.

1.2. Desejamos que ao iniciar a vida matrimonial, possam ter alegria a dois, harmonia relacional, lares ajustados.

1.3. Desejamos que sejam bem sucedidos e possam progredir em todos os sentidos ao conseguirem uma nova atividade em várias profissões, seja através de concursos, seja através de indicações pessoais.

2. Quando o calendário anual muda mais uma vez e um novo ano começa, quer seja com perspectivas de crises ou de oportunidades, penso ser uma ocasião adequada para não apenas dizer “Feliz Ano Novo”, mas realmente desejar o bem daqueles que nos cercam, dos parentes, dos amigos, vizinhos e principalmente irmãos da igreja, quer estejam perto, quer estejam longe.  Esta atitude de desejar o bem pode ocorrer tanto através de uma palavra pessoal, de um cartão impresso, de um e-mail ou de um SMS. O importante, neste caso, é desejar esse bem.

Desenvolvimento

1. Se você abrir a Bíblia com esse tipo de visão, irá perceber que nela existem vários textos onde o que várias pessoas fizeram foi exatamente isto: desejaram o bem de outras.

1.1. A benção araônica é uma das mais antigas do VT e a mais conhecida: “O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz (Números 6:24-26).

1.2. A bênção apostólica mais antiga do NT foi escrita pelo apóstolo Paulo em sua carta aos coríntios: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (II Coríntios 13.13.

1.3. Eu gosto muito da maneira como João apóstolo desejou o bem de Gaio e que está em III João 2: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”. Inclui vida material e espiritual.

1.4. Descrevendo em uma expressão o grande ministério de Jesus Cristo entre os homens, o apóstolo Pedro afirmou que isto foi o que ele fez: “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem” (Atos 10.38).

2. No texto do salmista, quando ele deseja o bem de alguém em quem estava pensando e a quem se dirigiu, existe um detalhe de suma importância: ele desejou o bem exatamente na ocasião quando a pessoa passava por maus momentos.

2.2. São nas horas amargas da vida quando experimentamos perdas, enfrentamos inimigos, passamos por doenças, experimentamos decepções, sentimo-nos traídos, somos hostilizados, vivemos abandono – são nessas horas que mais precisamos de pessoas que nos desejem o nosso bem.

3. Nos acontecimentos venturosos, nos êxitos alcançados, nas vitórias conquistadas, nos sonhos realizados mostramos que desejávamos o bem das pessoas, quando expressamos cumprimentos, aprovação, alegria, participação, em atitudes altruístas.

4. Mais ainda: o salmista ao invocar o nome do Senhor, desejando o bem daqueles a quem se dirigia, além de tornar possível a manifestação do seu poder e possibilidade do milagre, estava deixando clara sua sinceridade e a espiritualidade de seu voto.

Conclusão

1. Querer o bem de outro não deve ser uma coisa da boca pra fora, mas algo saído do coração com o desejo de que efetivamente aconteça. Se é necessária a realização de um milagre, mais uma razão para invocar o nome do Senhor para que o seu poder se manifeste e o bem da pessoa seja realizado.

2. Neste novo ano que se inicia, não faltarão ocasiões, nem oportunidades e nem razões para você desejar o bem de seus familiares, parentes, amigos, vizinhos e irmãos – pessoas do seu círculo pessoal, social e espiritual. Faça isso e certamente esse bem desejado poderá retornar em seu favor, cumprindo a lei do retorno espiritual. Diga para pessoas que fazem parte de seu relacionamento que você lhe deseja o melhor para elas, em todas as áreas da vida. Diga isto quando lhes desejar Feliz Ano Novo.

/////////////////////////////////////////////////////

O MAIS NOVO LIVRO PUBLICADO:

Acessar link abaixo:




VÁRIOS LIVROS PUBLICADOS:


VISITE O SITE DE LIVROS: 

COMPRE TAMBÉM EM LIVRARIAS:
              
LIVRARIAS EM VITÓRIA E SERRA 

1) LIVRARIA LOGOS* Avenida José Martins Rato, 947 - Bairro de Fátima - SerraShopping Jardins (Rua Carlos Monteiro de Lemos, loja 11/12) - Jardim da Penha - Vitória

2) - LIVRARIA EBD ALTERNATIVA
Rua Barão de Itapemirim, 209 - loja 3 - Praça Costa Pereira - Vitoria
3) - LIVRARIA EL SHADDAY
Rua Italina Pereira Motta, 501 - lojas 2 e 3
Jardim Camburi - Vitória (Em frente a Igreja Batista)

COMPRE AINDA NO FORMATO DE 

 E-BOOK:

/////////////////////////////////////////////////////////////

COMPRE NO FORMATO DE LIVRO PUBLICADO NAS EDITORAS E ENTREGUE PELOS CORREIOS:                                                  

    

/////////////////////////////

EVANGELIZAÇÃO VIRTUAL
A obediência ao "ide" ou "indo" de Jesus inclui usar recursos das redes sociais para compartilhar sua fé em Jesus, principalmente nestes dias de isolamento social.
Igreja cria departamento para evangelismo digital - RÁDIO GOSPEL ...

BAIXAR E USAR  O APLICATIVO PARA EVANGELIZAÇÃO PESSOAL NO LINK ABAIXO:

////////////////////////////////////////
 
VITRINE DE SERMÕES
LINK ABAIXO PARA ACESSAR:
//////////////////////////////////
 OUÇA AGORA:
///////////////////////////////////

MEU SITE


/////////////////////////////////////

ACONSELHAMENTO PASTORAL
É uma ferramenta usada por pastores para ajudar pessoas em suas variadas necessidades, tendo como base a "escuta terapêutica" e o uso de técnicas já comprovadas como eficazes, associadas principalmente com a aplicação de ensinos bíblicos e a prática da intercessão espiritual.
Em nossos dias, pode ser feita através de atendimento físico ou virtual.

CONTROVÉRSIAS TEOLÓGICAS
Artigos sobre os mais diversos temas, cujo objetivo é produzir maturidade na interpretação da fé cristã em sua pluralidade. Veja no link abaixo:


terça-feira

 

 FATOS SOBRE O NATAL 

1. O NATAL É UMA BOA NOTÍCIA

Lucas 2.10

Os jornais, as emissoras de televisão e as mídias sociais não são responsáveis pelas más notícias, mas são esses veículos de comunicação que divulgam más notícias. Pior ainda: pelo que sabemos, fica parecendo que só existiriam notícias ruins. Este fato me faz lembrar uma experiência de uma pessoa que se sentia cada vez mais triste e infeliz com o mundo. Foi aconselhado então a deixar de ler os jornais pela manhã e começar a ler O Novo Testamento. Melhorou e passou a sentir-se melhor.

Se você não sabia, a palavra evangelho significa exatamente isto: “boas notícias”. Deus quis dar uma boa notícia aos seres humanos anunciando o nascimento de Jesus. Os anjos disseram no primeiro natal: “Eis que vos trago novas de grande alegria”.

Exatamente porque a notícia do nascimento de Jesus iria nos alegrar, 2 dos 4 evangelhos registram esse nascimento com detalhes.

A notícia do Natal alegra nosso coração por três razões: a) declara que em Jesus Cristo Deus mostra seu amor por nós; b) cumpre as promessas que foram feitas sobre a vinda do nosso Salvador; c) mostra que Deus tem poder de realizar o impossível em favor das pessoas.

É claro que não vamos deixar de ler os jornais, de ver televisão e de acompanhar as mídias sociais, porém a partir de hoje você precisa também ler o Novo Testamento. A notícia de que Jesus veio para nos salvar certamente vai alegrar seu coração

 2. O NATAL ACONTECEU PARA TIRAR PESSOAS DAS TREVAS

Lucas 2.8,9

Ao ver as ruas iluminadas, as árvores repletas de lâmpadas, as cidades cheias de luzes talvez você indague a razão porque tanta energia elétrica é consumida no Natal.

Na verdade, toda essa luminosidade é um simbolismo sobre Deus e Jesus Cristo. Basta você lembrar três revelações que a Bíblia faz:

Primeiro: Deus é luz e na criação do mundo disse: “Haja luz”.

Segundo: no dia do nascimento de Jesus a terra se encheu de luz e mais tarde Jesus afirmou: “Eu sou a luz do mundo”.

Terceiro: Todo aquele que crê em Jesus não mais nas trevas, mas passa a ter a luz da vida.

Toda essa iluminação no Natal tem o objetivo de mostrar que a partir do nascimento de Jesus Cristo a luz de Deus desfaz as trevas do mundo e quem crê em Jesus passa a ter iluminação espiritual.

Por isso, tornando-nos crente em Jesus, a luz de Deus começa a brilhar em nossa vida.

 3. ATRAVÉS DOS NATAL AS PESSOAS PODEM ACERTAR A VIDA ERRADA

Mateus 2.12

1. Estou certo que ao se achar num caminho errado em sua vida, você sentiu o desejo, teve o pensamento e até tomou uma decisão de seguir por outro caminho. Apesar do esforço você continuou no caminho errado das drogas, da criminalidade, da prostituição, da mentira, da feitiçaria, da idolatria.

2. Por isso, quero dizer a você que os magos depois de verem Jesus, foram avisados por Deus para seguirem por outro caminho diferente daquele que estiveram. Fizeram exatamente o que Deus havia dito: seguiram outro caminho depois de verem Jesus.

3. Tenha certeza que Deus também quer que você siga pelo caminho certo em sua vida. Com esse objetivo, Jesus disse para as pessoas: “Eu sou o Caminho”. Muitas pessoas que você conhece tiveram a experiência de hoje estarem em novo caminho, que é Jesus. A vida dessas pessoas tem mudado.

4. Ao terminar, quero que você preste muita atenção: por mais que os magos tivessem sido avisados que lhes esperava sofrimento, tragédia no caminho que estavam, o fez eles tomarem um novo caminho foi o encontro com Jesus.

Por isso, neste Natal tenha um encontro pessoal com Jesus. Aceite Jesus em sua vida e certamente você passará a ter uma nova vida.

 4. MILAGRES ACONTECERAM NO NATAL PARA VOCÊ ACREDITAR

4.1. MILAGRE DA ESTRELA QUE BRILHOU NOS CÉUS

Mateus 2.2,9, 10

Um assunto interessante sobre o nascimento de Jesus foi a estrela que cintilou na abóboda celeste. Foi essa estrela que avisou aos reis magos que Jesus havia nascido.  Várias especulações já foram apresentadas para explicar essa estrela: era um sinal astrológico, foi uma estrela nova, era um cometa que passou, foi uma conjunção de dois planetas.

4.2. MILAGRE DO NASCIMENTO POR UMA VIRGEM

Mateus 1.22,23

Em nossos dias, quando um bebê nasce sem um pai de modo natural é resultado de ações científicas em laboratório. Quando Jesus nasceu da Virgem Maria, o fato foi resultado de um milagre de Deus.

 CONCLUSÃO

Existem várias atitudes que as pessoas expressam por ocasião do natal: enviar cartões, trocar presentes, sentar à mesa da ceia, cumprimentar parentes e amigos dizendo “Feliz Natal”.

Por mais que eu também tenha essas atitudes por ocasião do Natal, a mais importante que se acha recomendada na Bíblia é a de adorar Jesus. Os magos que foram visitar Jesus disseram: “Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.

Quando nós adoramos Jesus, estamos dizendo que Ele era mais do que um fundador de religião, mais do que um reformador moral e social, mais do que um “cara legal”, mais do que um espírito evoluído. Ao adorar Jesus você reconhece que Ele é Salvador, Mestre, Senhor e Rei, o Filho de Deus que veio habitar entre nós.

////////////////////////////////

O MAIS NOVO LIVRO PUBLICADO:

Acessar link abaixo:




VÁRIOS LIVROS PUBLICADOS:


VISITE O SITE DE LIVROS: 

COMPRE TAMBÉM EM LIVRARIAS:
              
LIVRARIAS EM VITÓRIA E SERRA 

1) LIVRARIA LOGOS* Avenida José Martins Rato, 947 - Bairro de Fátima - SerraShopping Jardins (Rua Carlos Monteiro de Lemos, loja 11/12) - Jardim da Penha - Vitória

2) - LIVRARIA EBD ALTERNATIVA
Rua Barão de Itapemirim, 209 - loja 3 - Praça Costa Pereira - Vitoria
3) - LIVRARIA EL SHADDAY
Rua Italina Pereira Motta, 501 - lojas 2 e 3
Jardim Camburi - Vitória (Em frente a Igreja Batista)

COMPRE AINDA NO FORMATO DE 

 E-BOOK:

/////////////////////////////////////////////////////////////

COMPRE NO FORMATO DE LIVRO PUBLICADO NAS EDITORAS E ENTREGUE PELOS CORREIOS:                                                  

    

/////////////////////////////

EVANGELIZAÇÃO VIRTUAL
A obediência ao "ide" ou "indo" de Jesus inclui usar recursos das redes sociais para compartilhar sua fé em Jesus, principalmente nestes dias de isolamento social.
Igreja cria departamento para evangelismo digital - RÁDIO GOSPEL ...

BAIXAR E USAR  O APLICATIVO PARA EVANGELIZAÇÃO PESSOAL NO LINK ABAIXO:

////////////////////////////////////////
 
VITRINE DE SERMÕES
LINK ABAIXO PARA ACESSAR:
//////////////////////////////////
 OUÇA AGORA:
///////////////////////////////////

MEU SITE


/////////////////////////////////////

ACONSELHAMENTO PASTORAL
É uma ferramenta usada por pastores para ajudar pessoas em suas variadas necessidades, tendo como base a "escuta terapêutica" e o uso de técnicas já comprovadas como eficazes, associadas principalmente com a aplicação de ensinos bíblicos e a prática da intercessão espiritual.
Em nossos dias, pode ser feita através de atendimento físico ou virtual.

CONTROVÉRSIAS TEOLÓGICAS
Artigos sobre os mais diversos temas, cujo objetivo é produzir maturidade na interpretação da fé cristã em sua pluralidade. Veja no link abaixo:


domingo

 


Salmo 140.7

Doutrina da Batalha Espiritual


Introdução

Se os crentes atuais não estão mais envolvidos com batalhas militares contra outros povos diferentes de sua nacionalidade, conforme estavam os crentes dos dias do Velho Testamento, à semelhança de Davi, que clamava a Deus para ajudá-lo nas guerras contra os filisteus, amonitas, moabitas e outros, os crentes da atualidade continuam vivendo dias de batalhas espirituais contra o mundo, a carne e o diabo, de acordo com os ensinos do Novo Testamento e da experiência pessoal no dia a dia. Por isso, num certo sentido, é pertinente, apropriado e contemporâneo o uso dessa expressão, inclusive recorrendo a textos bíblicos onde crentes do passado pediam a Deus vitórias, principalmente contra Satanás. Aliás, o apóstolo Paulo esclareceu aos crentes de efésios sobre o tipo de armamento que deveriam usar nessas batalhas contra o Diabo (Efésios 6.11-18).    

                                            

Desenvolvimento                                                       

1. Levantamento histórico

1.1. Batalha Espiritual foi uma expressão criada por alguns estudiosos da Bíblia que originalmente estavam envolvidos com evangelização através do “Movimento de Crescimento da Igreja” (C. Peter Wagner). Entenderam que, a partir do momento quando se movimentassem para evangelizar, objetivando verem pessoas recebendo Jesus Cristo e a igreja crescendo, seriam alvos de ações de Satanás.

1.2. Mais tarde, Batalha Espiritual passou a ensinar que, no confronto espiritual, o Diabo além de investir contra os crentes também poderia até mesmo dominá-los e possuí-los. A partir daí começou a se divulgar a idéia de crentes serem possessos (Kenneth Hagin).

1.3. Recentemente, Batalha Espiritual passou a ser usada por outros pregadores ensinando uma dimensão de confronto entre as forças do bem e do mal, em pé de igualdade, nas regiões celestiais. Não apenas o crente é alvo dos ataques satânicos, mas existiria uma luta entre Deus e o Diabo, ambos disputando as vidas humanas (Larry Lea).

1.4. Finalmente o movimento chega ao clímax quando concita os crentes a terem atitudes ofensivas contra Satanás, partindo para um confronto pessoal, desafiando o Diabo e seus demônios, que passaram a ter nomes e localizações, pretendendo derrotá-los num corpo a corpo espiritual, em nome de Jesus (N. Itioka, R. Rodovalho e C. Augusto).


2. Análise doutrinária e bíblica

2.1. Iniciado como um movimento com base bíblica, resultado da reação de Satanás a obra de evangelização, principalmente a partir de Efésios 6.10-20, I Pedro 5.8,9 e Tiago 4.7, o movimento foi se desdobrando e acolhendo heresias como a do confronto entre Deus e o Diabo como se fossem dois poderes iguais, como a do crente ser dominado e possesso pelo Diabo e do crente investir contra Satanás em ações ofensivas, tendo como principal poder o “nome de Jesus”

2.2. Esse movimento, com seus desdobramentos atuais, perdeu de vista a ação evangelizadora bíblica (Atos 5.42). Também perdeu de vista a ação de expulsar biblicamente os demônios que se manifestam quando o evangelho é pregado (Atos 16.18). Perdeu de vista a revelação bíblica sobre a existência de crentes falsos e verdadeiros (João 2.23-25; Atos 8.13, 18-21) adotando a idéia de que qualquer crente pode ser dominado pelo Diabo e por ele possesso. Perdeu de vista, conseqüentemente, o ensino bíblico que garante a proteção de Jesus em favor de todo o crente verdadeiro (II Tess 3.3; I João 5.18).  Perdeu de vista a advertência de Jesus quanto a usarem seu nome com interesse de aparecer e fazer espetáculo religioso (Mateus 7.21-23).


 3. Efeitos práticos

   3.1. O resultado dessa mistura de ensino bíblico com outros ensinos que vão aparecendo é que hoje vemos crentes com a idéia de que podem estar endemoninhados. Então ficam sempre expulsando demônios de si mesmos ou de outros crentes com os quais se relacionam em seus círculos de família, de amizade e de igreja.

3.2. Também se criou a oportunidade para pregadores exorcistas terem um auditório cheio de “crentes endemoninhados”, dos quais os pregadores exorcistas se realizam como “pregadores poderosos” que libertam esses crentes do cativeiro demoníaco e se tornam as “estrelas” do “show espiritual”.

3.3. O uso do “nome de Jesus” ocupa o lugar de uma ação evangelizadora em que a história de Jesus deixa de ser divulgada, não se divulgando mais os ensinos, as promessas, o nascimento, os milagres, a morte sacrifical, a ressurreição, a ascensão e a volta de Jesus. O nome de Jesus torna-se “amuleto” espiritual


Conclusão

1. Adotando o movimento de Batalha Espiritual, precisamos, todavia, voltar à prática da evangelização, proclamando o evangelho de Jesus em sua plenitude e não apenas usando o “nome de Jesus” como um “amuleto”. Precisamos estar preparados espiritualmente para a expulsão de demônios quando eles se manifestarem durante a evangelização. Precisamos ainda estar preparados espiritualmente para a luta que o Diabo passa a travar contra nós, do qual devemos nos defender com a armadura ilustrada pelo apóstolo Paulo e ao qual devemos resistir conforme recomenda Tiago.

2. Como crentes sinceros e verdadeiros, devemos ter a convicção inabalável que Jesus Cristo nos protege, nos guarda e nos livra do mal, ainda que eventualmente venhamos a perder alguma luta contra a carne e contra o mundo, mas admitindo que infelizmente existam crentes falsos que inevitavelmente voltarão a ser dominados e até possessos pelo Diabo. Serão assim envolvidos porque de fato nunca tiveram uma experiência de conversão verdadeira. Deles não basta apenas expulsar demônios, pois precisam de conversão para que possam ser salvos na eternidade. Sem conversão estão condenados!

/////////////////////////////////////

O MAIS NOVO LIVRO PUBLICADO:

Acessar link abaixo:




VÁRIOS LIVROS PUBLICADOS:


VISITE O SITE DE LIVROS: 

COMPRE TAMBÉM EM LIVRARIAS:
              
LIVRARIAS EM VITÓRIA E SERRA 

1) LIVRARIA LOGOS* Avenida José Martins Rato, 947 - Bairro de Fátima - SerraShopping Jardins (Rua Carlos Monteiro de Lemos, loja 11/12) - Jardim da Penha - Vitória

2) - LIVRARIA EBD ALTERNATIVA
Rua Barão de Itapemirim, 209 - loja 3 - Praça Costa Pereira - Vitoria
3) - LIVRARIA EL SHADDAY
Rua Italina Pereira Motta, 501 - lojas 2 e 3
Jardim Camburi - Vitória (Em frente a Igreja Batista)

COMPRE AINDA NO FORMATO DE 

 E-BOOK:

/////////////////////////////////////////////////////////////

COMPRE NO FORMATO DE LIVRO PUBLICADO NAS EDITORAS E ENTREGUE PELOS CORREIOS:                                                  

    

/////////////////////////////

EVANGELIZAÇÃO VIRTUAL
A obediência ao "ide" ou "indo" de Jesus inclui usar recursos das redes sociais para compartilhar sua fé em Jesus, principalmente nestes dias de isolamento social.
Igreja cria departamento para evangelismo digital - RÁDIO GOSPEL ...

BAIXAR E USAR  O APLICATIVO PARA EVANGELIZAÇÃO PESSOAL NO LINK ABAIXO:

////////////////////////////////////////
 
VITRINE DE SERMÕES
LINK ABAIXO PARA ACESSAR:
//////////////////////////////////
 OUÇA AGORA:
///////////////////////////////////

MEU SITE


/////////////////////////////////////

ACONSELHAMENTO PASTORAL
É uma ferramenta usada por pastores para ajudar pessoas em suas variadas necessidades, tendo como base a "escuta terapêutica" e o uso de técnicas já comprovadas como eficazes, associadas principalmente com a aplicação de ensinos bíblicos e a prática da intercessão espiritual.
Em nossos dias, pode ser feita através de atendimento físico ou virtual.

CONTROVÉRSIAS TEOLÓGICAS
Artigos sobre os mais diversos temas, cujo objetivo é produzir maturidade na interpretação da fé cristã em sua pluralidade. Veja no link abaixo: