"PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS"
(Mateus 5.16)

terça-feira

Lucas 18.7,8


DEPRESSA DEUS AGIRÁ      
Pr Edson Raposo Belchior


Introdução
   Suprir uma necessidade, solucionar um problema, ter vitória numa luta, superar uma dificuldade, desfazer uma adversidade, livrar de um perigo – seja o que for que nós estejamos precisando, JESUS GARANTIU que Deus agirá depressa em nosso favor.
Desenvolvimento
1. Se você não acreditar nesta afirmativa de Jesus, você será influenciado apenas pela idéia de que Deus demora em nos atender. Você será influenciado pela ideia da demora baseado nos 400 anos de sofrimentos dos hebreus no Egito, nos 30 anos que José padeceu até que foi promovido, nos 20 anos que Isaque orou pela gravidez de sua esposa. Em suma, estará apenas recitando a expressão de Davi: “Esperei com paciência pelo Senhor...” Essa será sua única idéia sobre o tempo quando Deus age!
2. Pior ainda: tomará a iniciativa de agir, buscando meios e recursos para que a solução do problema aconteça o mais rapidamente possível e até imediatamente. Tomará em suas mãos a decisão de tomar providências para que imediatamente algo seja feito. Consequentemente correrá o risco de ver consequências inesperadas em sua vida e na vida de outras pessoas.
3. Por isso, nessa ocasião, Jesus esclareceu que Deus também age rapidamente para beneficiar aqueles que a Ele se dirigem “dia e noite”, fazendo a mesma oração enquanto não é atendido.
3.1. Esse ensino de Jesus é claro logo no início deste texto, antes mesmo de contar a parábola.
3.2. O ensino de Jesus é enfatizado na atitude da viúva que ficou “agarrada” no juiz.
4. A esta altura da meditação, você está me fazendo a mesma pergunta que eu fiz a Jesus: “Se vai acontecer depressa, por que “dia e noite” se deve orar? Orar “dia e noite” significa um longo período de tempo! Aliás, essa pergunta se justifica até mesmo na expressão que Jesus usou: “Não desfalecer”. Só perde as forças quem está há muito tempo envolvido com uma demanda!
4.1. Nossa tradução (RC) está escrito: “Ainda que tardio”. Quer dizer: “Ainda que pareça demorar”. Em outras versões, você pode entender que Jesus fez uma pergunta: “Deus continuará fazendo-os esperar?” (VI). Ou ainda: “Será que Deus vai demorar em ajudá-lo?” (NLH).
4.2. Uma vez que você começou a entender a palavra de Jesus, agora você deve manter seu foco em Jesus. ELE AFIRMA: “DEUS AGIRÁ DEPRESSA”. O desafio agora é acreditar em Jesus mesmo que tenham existido outras situações quando Deus demorou a agir, inclusive registrada na Bíblia.
5. Significa que embora o tempo passe e o “DEPRESSA” não esteja “tão rápido”, podemos então aprender que o agir de Deus é no “TEMPO CERTO”.
5.1. Cansado de “orar dia e noite”, você pode tomar as rédeas e agir logo, por sua conta, mas certamente estará precipitando acontecimentos e gerando graves conseqüências.
5.2. Você pode deixar de “orar dia e noite” porque já orou o suficiente. Nesse caso, quando o “tempo certo” chegar, você não verá o agir de Deus e continuará na mesma situação por mais tempo, inclusive frustrado espiritualmente.
5.3. Resumindo: a partir do momento quando chega o "tempo certo", Deus toma a decisão e age rapidamente. Da noite para o dia a situação muda. Em outras palavras: você pode estar orando há muito tempo ou recentemente fez a oração. Ao decidir em seu favor, Deus age rapidamente, quer você tenha acabado de fazer a oração ou esteja orando há tempos.
Conclusão
   Se você é uma pessoa que está disposta a colocar em prática os ensinos de Jesus, continue orando pedindo a mesma coisa, sem parar, sem cessar, sem vacilar...
   Não se precipite em tomar decisões para que os fatos aconteçam imediatamente, no tempo que você entendeu que deve acontecer, pois certamente sua vida e a vida de outras pessoas poderá ser prejudicada em vez de ser abençoada.
   Chegada a hora de Deus agir, Ele agirá, como Jesus afirmou! Se você não disser que Ele agiu rapidamente, certamente dirá que Deus agiu no tempo certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário