"PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS"
(Mateus 5.16)

sábado


                                                                                    

NÃO POSSO PROVAR  QUE DEUS EXISTE

Pr Edson Raposo Belchior


Considerando o significado das palavras em nossa linguagem, não posso “provar” a existência de Deus, mesmo que filósofos e teólogos ao longo dos tempos tenham apresentado “argumentos” com esse objetivo. Se Deus é quem Ele diz que é, Ele não se torna “objeto” de verificação, análise e experimentação no conceito científico de provar. Não posso submeter Deus a testes de laboratório!

Em outras palavras, esta verdade significa que toda e qualquer relação com Deus continua tendo como base o exercício da fé. Aliás, esta é a proposta bíblica para toda pessoa que deseja ter um relacionamento pessoal com Deus. Os registros bíblicos das experiências que pessoas tiveram com Deus se tornam um convite a que você também acredite que Deus existe, ou melhor, que Deus é! Um dos textos bíblicos nesse sentido sentencia: “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6).

Mesmo que os místicos digam que tem “visões” de Deus, que os sentimentais digam que “sentem” a presença de Deus e que os intelectuais digam que têm “argumentos” racionais para provar a existência de Deus, a proposta bíblica é fundamentalmente na direção da atitude de crer.

Diante destes fatos, meu convite é para que você também comece a crer em Deus, inclusive através de Jesus Cristo, de acordo com a revelação encontrada no Novo Testamento. Depois de crer, somente depois de crer, as argumentações que objetivam provar a existência de Deus vão enriquecer sua experiência espiritual, tornando-se a dimensão acadêmica da fé. Diríamos, em nossa linguagem apologética: “Sua fé será também intelectual”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário