"PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS"
(Mateus 5.16)

terça-feira





Mateus 2.1,2; 4.16; Lucas 2.9, 13


                      

               COMEMORANDO O NATAL

                                                Pr. Edson Raposo Belchior

Introdução


1.          Pensando a respeito do Natal, lembrei-me de um articulista que fez uma pergunta a respeito do combate que cada vez mais se tem feito às comemorações natalinas: “A quem interessa combater a celebração do Natal?” Em suas respostas, ele escreveu:
» interessa em primeiro lugar ao Diabo, que não queria nem mesmo que Jesus nascesse para que não morresse na cruz do Calvário;
» interessa aos ateístas e incrédulos que não concordam com a idéia de pessoas acreditarem em Deus e muito menos em Jesus Cristo;
» interessa a várias religiões do mundo que vêem o cristianismo como uma religião adversária e tudo fazem para destruir a fé cristã;
» interessa a algumas seitas chamadas cristãs, que todavia  não tem a Jesus como Senhor e Salvador e na verdade usam  apenas o nome de Jesus para atrair mais e mais pessoas para suas heresias”.

2.          Nessa mesma linha de pensamento, achei interessante e oportuno o artigo escrito pelo Pr. Josué Mello Salgado, então pastor da Igreja Batista Memorial de Brasília.. Ele escreveu: “Nos últimos anos a celebração do Natal tem sido colocada em questão no meio      evangélico. A polêmica surgiu por conta de uma presumida origem pagã da festa de Natal e seus símbolos.” Então ele faz comentários sobre a data de 25 de dezembro e os símbolos pagãos que são usados que justificariam uma posição evangélica contrária às celebrações natalinas. Todavia, termina com o seguinte apelo, dirigido aos membros de sua igreja Se celebramos com prazer o nascimento de pessoas amadas, por que não o de nosso Senhor Jesus Cristo? É verdade que para nós o importante não é a data, nem os símbolos, mas o acontecimento a ser celebrado todo ano e o ano todo. Para nós, Natal é e sempre será a celebração do nascimento de Jesus Cristo na plenitude dos tempos!

Desenvolvimento

1.          Considerando  a necessidade de servimo-nos de todas as oportunidades para se pregar o evangelho de Jesus Cristo, lembrando das palavras bíblicas: “Prega a tempo e a fora de tempo” (  I Timóteo), quero  fazer os seguintes arrazoados:

1.1.  Qualquer pessoa hoje esclarecida, principalmente em termos de cultura, pode afirmar que a data do nascimento de Jesus Cristo não foi no dia 25 de dezembro, bastando para isso ler qualquer enciclopédia. É verdade! Todavia, ninguém pode a esse propósito negar o nascimento de Jesus. É verdade que os evangelhos de Lucas e de João não fazem referência esse fato, mas o fazem os evangelhos de Mateus e principalmente de Lucas. Então, nessa data simbólica, escolhida para essa comemoração, nós podemos e devemos aproveitar a oportunidade para ler e pregar sobre o nascimento de Jesus, o Filho de Deus, que veio habitar entre nós e que morreu n a cruz do Calvário.

1.2.  Qualquer pessoa hoje esclarecida, principalmente em termos espirituais, pode ser contrária a alguns símbolos associados ao natal, por não terem existido no nascimento de Jesus, como: papai noel, árvores, guirlandas, sinos, velas, imagens. Todavia, houve fatos de suma importância que estavam presentes na ocasião: a estrela que brilhou no céu, a luz que cercou os pastores, a música cantada pelos anjos e os presentes dados pelos reis. Então, esses fatos podem e devem ser simbolizados hoje através das lâmpadas, da figura da estrela, das músicas que cantamos e dos presentes que entregamos uns aos outros.

2.          Quando se despediu da igreja de Éfeso, Paulo apóstolo que entre eles estivera três anos, disse-lhes as seguintes palavras que estão registradas no livro e Atos 20.26, 27: “Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos, porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus”. Sentia-se com sua consciência limpa porque havia pregado e ensinado sobre tudo a respeito de Jesus Cristo, sem deixar nenhum tema à margem. Isto significa, em outras palavras, pregar e ensinar sobre os novos céus e a nova terra, a volta de Jesus, sua ressurreição e ascensão, sua morte na cruz do calvário, seus ensinos e milagres e também seu nascimento. Se há uma ocasião oportuna para se pregar sobre o nascimento de Jesus é exatamente nas celebrações do Natal.

Conclusão

          Se você não usa em sua casa ou na igreja símbolos como árvore, guirlandas, sinos, velas, imagens, entenda que pode lembrar o natal através das luzes, da figura da estrela e principalmente através das músicas e presentes. Assim pensando e crendo, celebre o Natal de Jesus Cristo com ardor, entusiasmo e gratidão.

________________________________________
________________________________________

 LIVROS  À SUA DISPOSIÇÃO:


LINKS PARA ACESSO E COMPRA AGORA:


1 - EDITORA AG-BOOK 

2 - EDITORA KOINONIA:
http://livrariavirtualkoinonia.com.br/search.php?search_query=Edson+Raposo+Belchior&x=36&y=25

____________________________________________________________________
____________________________________________________________________


LANÇAMENTO DO LIVRO "UMA IGREJA QUASE PERFEITA", NO CETEBES, EM VITÓRIA, 
NO DIA 28 DE NOVEMBRO, ÀS 20.30H


 ___________________________________________
____________________________________________

HOMENAGEM DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA 
EM COMEMORAÇÃO AOS 35 ANOS DO CETEBES 
EX-DIRETOR E EX-PROFESSOR

 ______________________________________
 ______________________________________


NOSSOS CUMPRIMENTOS NATALINOS




 ________________________________________________________________

LEIA ABAIXO, GRATUITAMENTE, O ÚLTIMO LIVRO PUBLICADO
SITE PARA COMPRAR EXEMPLAR PUBLICADO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário