"PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS"
(Mateus 5.16)

quarta-feira

 



CRENTES QUE PECAM

Introdução

1.  O ideal é que todos os crentes não pecassem. Jesus Cristo assim recomendou a duas pessoas: “Vai e não peques mais” e “Não peques mais para que não te suceda coisa pior”. Essa recomendação foi mais tarde mantida através do apóstolo João em sua carta: “Não pequeis” e “Não vivam pecando”.

2.  Exatamente como consequência dessa recomendação, alguns teólogos criaram a Doutrina da Impecabilidade, isto é, o ensino segundo o qual todos os crentes teriam o potencial de viver neste mundo sem cometer pecados.

3.  É também o que parece quando olhamos para certos crentes e líderes, considerando nossas limitações na percepção da vida íntima ou particular de cada um. Parecem pessoas perfeitas, intocáveis, impecáveis.

Desenvolvimento

1.  Esta, porém, não tem sido a realidade de vários crentes, os quais amargam experiências negativas e que se tornam objetos de comentários, rejeição e condenação própria e alheia, sem saber como lidar com essa dramática realidade.

2.  A situação se agrava quando as listas de pecados existentes nas páginas da Bíblia são claras em enumerar situações identificadas como pecados cometidos contra Deus, contra a Igreja e uns contra os outros. No Velho testamento, por exemplo, essas listas aparecem em Levíticos e Deuteronômio. No Novo Testamento, elas foram feitas através das cartas dos apóstolos.

2.1. Na minha interpretação, essas listas de pecados nos quais as pessoas são identificadas, constituem-se em instrumentos didáticos para nos ajudar  a compreender o que se quer dizer com a expressão “cometer pecado”. São exemplos.

2.2. Penso assim porque na teologia do Novo Testamento “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”, “Não há um justo, nenhum sequer”, “Todos se extraviaram”. A única maneira de sair dessa categorização universal é através da “fé em Jesus Cristo, mediante o arrependimento”, que inclui confissão e perdão.

3.  Uma vez que o pecador se torne crente em Jesus Cristo, ele inicia uma nova vida, recebendo uma nova natureza. Através da presença do Santo Espírito, em seu coração, ela se torna uma nova criatura, possuidora de uma natureza espiritual que afeta seus pensamentos, seus sentimentos, sua vontade e sua consciência, gerando novos comportamentos, atitudes e ações.

4.  Ocorre, todavia, que realisticamente falando, essa nova natureza espiritual que a torna uma nova criatura não extingue a velha natureza da velha criatura carnal. O resultado dessa dinâmica é um conflito interior que na linguagem bíblica é chamada de “luta da carne contra o espírito e do espírito contra a carne”.  Nesse conflito, o espírito deveria prevalecer, isto é, somos convidados a “ser guiados pelo espírito”, “andar no espírito”, “viver no espírito”. Se essa dinâmica não ocorrer, crentes tem recaídas, voltando a pecar. Alguns são vistos como se deixassem de ser crentes ou se fossem falsos crentes, objetos de autocomiseração e rejeição alheia.

5.  Uma realidade tão dramática e que afeta tantas pessoas precisa, por isso mesmo, ter uma apreciação bíblica mais justa e menos precipitada por parte de todos nós.

5.1.    Já sabendo que isso poderia ocorrer, desde o início Jesus recomendou que os fatos fossem primeiramente apurados e depois julgados (Mateus 18.15,16).

5.2.    Ao orientar as primeiras igrejas com os primeiros crentes, Paulo apóstolo fez recomendações na direção de que houvesse tratamento adequado (Gálatas 6.1).

6.  Significa, em outras palavras, portas abertas para arrependimento, confissão, perdão e renovação, mesmo incluindo situações repetitivas (Lucas 17.4). A sentença final categorizando como não crente ou falso crente objeto de exclusão só ocorreria quando realmente “alguém dizendo-se irmão, for ...” (I Coríntios 5.11; II João 1.10). Somente pessoas não convertidas seriam condenadas e excluídas. A atitude de se identificar como crente não seria suficiente, pois o estilo de vida inegavelmente pecaminosos seria o fato determinante para não existir dúvidas. 

Conclusão

1.  Uma vez que nem todos os pecados ficam expostos e que um pecado não é maior do que outro, não conseguimos afirmar que alguém seja realmente pecador, prevalecendo a aparência impecável.   Também existem pessoas que por razões genéticas ou culturais tem natural inclinação para uma vida pautada pela moralidade. Portanto, não podemos sair por aí levantando suspeitas contra quem quer que seja. Na verdade, “cada um dará conta de si mesmo a Deus”.

2.  Podemos, todavia, lidar adequadamente com crentes verdadeiros que estão sujeitos a pecar, eventualmente descobertos ou não, que amargam profundamente a fragilidade humana que o tornam infelizes em seus alvos pessoais e nas expectativas de Deus. Essa maneira de lidar adequadamente é sempre lembrar o caminho do arrependimento, da confissão, do perdão e da recuperação.

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